terça-feira, 8 de junho de 2010

0 Ad-Aware 8.2.0 (PT-BR)


"Mantenha seu computador protegido em tempo real com a nova edição do Ad-Aware Free."


O Ad-Aware Free é um anti-spyware e anti-malware, ou seja, ele protege seu computador contra arquivos maliciosos geralmente provenientes da navegação pela internet (como cookies rastreadores, vírus, programas que roubam senhas, etc.). No entanto, a maior parte das funções avançadas do Ad-Aware, como o antivirus, estão reservadas para as versões Plus e Pro, que são pagas.
*A versão Plus está disponível gratuitamente, desde que você preencha uma pesquisa dos patrocinadores da Lavasoft.
Na versão Free, somente é possível analisar o sistema do seu computador em busca de arquivos suspeitos, manter uma proteção em tempo real contra a execução de aplicativos/processos maliciosos, apagar os registros de navegação armazenados no Internet Explorer ou no Firefox, manter seu Microsoft Outlook protegido contra anexos de email perigosos e eliminar qualquer tipo de rootkit.

INSTALAÇÃO
Durante a instalação você tem a opção de colocar o Ad-Aware em uma dentre várias línguas, inclusive o português (de Portugal)! Uma vez terminada a instalação, é necessário reiniciar o computador para poder utilizar o Ad-Aware Free.

USANDO O AD-AWARE FREE
Ao abrir o programa, aparece uma janela falando sobre comprar ou registrar o programa, como esta é a versão gratuita, basta clicar em “Fechar” para poder usar o programa, mas caso você queria comprar a versão Plus ou Pro, clique em “Comprar licença” e depois de pagar insira número de série no campo designado.
Na parte superior da janela do Ad-Aware há cinco opções: “Principal”, ”Analisar”, “Ad-Watch”, “Extras” e logo abaixo “Configura”.
Na primeira é possível saber se o programa está atualizado ou não; a segunda faz uma análise no sistema à procura de arquivos suspeitos e rootkits; a terceira mostra o andamento da proteção em tempo real. Na quarta você acessa somente a opção “TrackSweep” (que limpa seus dados de navegação); já a última permite que você configure algumas características do Ad-Aware Free.

ANALISAR
Ao clicar em “Analisar”, há duas opções de análises: a inteligente, que verifica as partes mais críticas do sistema, e a completa, que analisa tudo a fundo. Feita a escolha, basta clicar em “Analisar agora” e esperar os resultados.

Quando os resultados aparecerem você define o que fazer com os arquivos suspeitos ou executa a ação recomendada pelo programa. Então, clique em “Efectuar acções agora” e espere aparecer “Êxito” - no local em que antes era possível escolher o que fazer com os arquivos.
Nas abas “Quarentena” e “Lista de.” você aponta o que fazer com arquivos infectados ou ignorados anteriormente por você, respectivamente.

AD-WATCH
Aqui existem três tipos de proteção, no entanto, somente a de processos é liberada para usuários da versão gratuita.

Caso um processo malicioso seja detectado o Ad-Watch interrompe a execução dele e mostra um aviso, para tomar alguma providência quanto ao referido processo é necessário ir à aba “regras do processo” e selecionar se você quer ser avisado ou não toda vez que esse processo tentar ser executado, bloqueá-lo ou então permitir a sua execução.

EXTRAS
Como dito anteriormente, nesta área é possível limpar os históricos de navegação dos navegadores Internet Explorer e Firefox, além de ativar a proteção de email para o Microsoft Outlook. Basta selecionar o que você deseja limpar e clicar em “Varrer agora”.
Extras

NOVIDADE: PROTEÇÃO PARA EMAILS
A pior coisa que pode acontecer quando você utiliza clientes de email para administrar suas mensagens é a infecção por anexos. Por mais que você receba arquivos anexos de remetentes "confiáveis", tais anexos podem conter vírus que o remetente nem faz ideia. Sendo assim, a melhor maneira de se prevenir é utilizar o analisador de emails do Ad-Aware, que foi inserida a partir da versão 8.2.0.
*Atenção: para que a proteção seja habilitada, seu Microsoft Outlook deve estar instalado e configurado.

FÁCIL E DIFÍCIL
Repare que no canto inferior esquerdo da janela inicial do programa há dois botões. Eles alternam as características do Ad-Aware de acordo com o perfil de usuário que você apresenta. O modo fácil é indicado para iniciantes e exibe as funções de maneira automatizada.
Já o modo avançado é desenvolvido para atender às necessidades de usuários familiarizados com o assunto. Nele é possível alterar os aspectos mais complexos das varreduras, o que não é recomendado para usuários menos experientes.

0 comentários:

Postar um comentário